Salute

Atividade física é importante para o ostomizado?

Muitas pessoas do mundo ostomizado acreditam que, após a ostomia, não poderão praticar atividade física, por causa de riscos relacionados à sua nova condição de saúde. O medo se justifica – porém apenas em parte.

Assim como acontece com outros indivíduos, as pessoas com ostomias também devem realizar a prática de exercícios físicos. Estar em constante movimento possui uma enorme função na reabilitação pós-operatória, assim como no aumento da qualidade de vida do ostomizado.

Se você é ostomizado ou irá passar pelo procedimento, não se preocupe. Nós iremos esclarecer agora os pontos mais relevantes sobre o assunto ostomia e esporte.

Ostomia e esporte: o que todo ostomizado deve saber sobre a prática da atividade física?

Segundo o estudo Starting to Exercise (“Começando a se exercitar”- numa tradução livre do inglês), da prestigiosa Faculdade de Medicina de Harvard , a prática diária de exercícios físicos, ainda que por intervalos curtos, como por exemplo 30 minutos, traz benefícios para a saúde em geral e pode até aumentar a sobrevida das pessoas. O ideal, ainda segundo o estudo, é combinar exercícios de força com alongamentos e atividades aeróbicas, com intensidade moderada. E então, como começar?

A primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é falar com seu médico. Isso porque só ele saberá seu estado clínico, se você já pode ou não se exercitar e quais esportes estão liberados. Em média, são necessários três meses de recuperação para a liberação completa, mas cada caso é específico.

Esportes de contato, como futebol, basquete e algumas artes marciais, geralmente são proibidos. Isso acontece por causa do pelo risco de golpes ou pancadas na área do estoma, que podem gerar lesões graves.

Caminhadas, corridas, natação, ciclismo e yoga são algumas opções de atividade física para ostomizados. Até mesmo exercícios leves, como alongamentos, já são um ótimo começo. Ou seja: importante é a pessoa estar em movimento e feliz com o que está fazendo!

E não faça atividade física só quando estiver em casa: praticar atividade física durante as viagens é muito importante para o ostomizado. Afinal, não há forma melhor de conhecer um novo lugar, se não caminhando, não é mesmo? E o que importa se você é ostomizado ou não?

Primeiramente, a prática da musculação deverá ser avaliada pelo médico e, caso autorizada, terá que ser acompanhada por um profissional de educação física. Por exemplo, após a cirurgia, as chances de o ostomizado contrair uma hérnia ou prolapso aumentam. Por esse motivo, a intensidade dos exercícios deve ser leve ou moderada e sempre com acompanhamento profissional próximo.

Benefícios da atividade física para o ostomizado

Como já foi mencionado no início do texto, exercícios físicos trazem benefícios para todas as pessoas. Para o ostomizado, as vantagens podem ser até um pouquinho maiores. Confira:

  • Controle do peso do ostomizado;
  • Aprimoramento da circulação sanguínea;
  • Melhoria da eficiência cardíaca e diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Revigoramento do sistema imunológico.

Além dos fatores físicos, a prática de exercícios também traz importantes benefícios psicológicos para pessoas ostomizadas! Isso ocorre porque a prática de esportes aumenta a liberação de endorfina no cérebro. Essa substância química de incrível poder analgésico, melhora nosso humor, a autoestima, reduz o estresse e a sensação de dor. Tudo isso resulta num pós-operatório muito mais tranquilo!

Tem um filho ostomizado? Não deixe de introduzi-lo na rotina de atividades físicas em grupo. A interação e a participação entre amigos e familiares é muito importante para o desenvolvimento dele.

E agora? Quais são os próximos passos para retomar ou começar a atividade física?

Agora que você já tem bons motivos para voltar a se exercitar após a sua ostomia, vamos dar algumas dicas para que seu processo seja ainda mais prazeroso.

  1. Não tenha pressa! Seu corpo precisa de um tempo para se readaptar. Então comece com atividades leves e aumente a intensidade aos poucos; como dissemos, pode levar até três meses para a recuperação completa. Ou seja, respeite os limites do seu corpo e não ignore as dores! Trabalhe com paciência e converse com seu médico. Você irá recuperar sua forma;
  2. Pergunte quais exercícios físicos você (ou seu filho ostomizado) está liberado para praticar, de acordo com seu quadro clínico, e escolha aqueles que mais te dão prazer. Os benefícios virão com o tempo;
  3. Faça atividades em grupo! A prática de esportes sempre é mais divertida com amigos e familiares. Lembre-se de trabalhar para aumentar a liberação da endorfina;
  4. Procure um educador físico. Ele poderá ajudar com dicas sobre a atividade física escolhida, como por exemplo: adaptar alguns movimentos, ensinar alongamentos, entre outras coisas.
  5. Ostomizados tem um nível de desidratação maior que o de outras pessoas, então tome cuidado! É de extrema importância que você se exercite sempre com uma garrafa de água do lado. A Ingestão de líquidos adequada é muito importante para o ostomizado.

E ao final de tudo, tome um banho revigorante. Nessa nova fase da sua vida, como ostomizado, reaprenda a aproveitar momentos como um bom banho após a atividade física em sua nova condição de ostomizado.

Conclusão:

Se você já passou por um procedimento de ostomia ou irá realizar a cirurgia em breve, não se preocupe. Mostramos aqui a importância da atividade física para ostomizados. Existem caminhos para que a sua vida continue tendo incríveis benefícios com a prática de esportes.

Tenha em mente a importância de manter sempre o contato com seu médico e com um educador físico, pois eles poderão indicar e criar rotinas de atividades adequadas para o seu estado clínico.

Então, escolha um esporte que te faça feliz, pratique com colegas e familiares, e sua saúde irá ficar melhor do que nunca!

Comentários não são permitidos