Certamente, os barulhos na bolsa de ostomia podem causar incômodo nas pessoas ostomizadas. Sem dúvida, a sensação não é agradável, mas é importante lembrar que se trata de algo normal. Por isso, vamos explicar de onde vêm esse ruídos e, claro, dar algumas dicas para encarar a situação com tranquilidade.
Em primeiro lugar, vamos falar sobre os motivos de a bolsa de ostomia produzir certos barulhos. Antes de mais nada, a produção de gases pelo intestino é um fenômeno natural do corpo humano.
Ele ocorre porque o processo normal de digestão dos alimentos envolve uma série de reações químicas que podem, entre outros efeitos, produzir gases.
E todos convivemos com isso, sejamos ostomizados ou não. Em algum momento, é preciso liberar esses gases e esse também é um processo normal do nosso organismo.
Então o que muda, no caso da pessoa com ostomia? Ora, o estoma nada mais é que uma nova abertura por onde os gases podem sair. Em alguns casos, é a única abertura.
Ou seja, é inevitável. O corpo acaba liberando os gases através do estoma, para dentro bolsa, e isso gera os tais barulhos indesejados.
Tenha sempre em mente que esse processo de produção e eliminação dos gases pelo organismo é natural e, portanto, não há motivo para se envergonhar.
Em geral, não é um barulho alto e constrangedor
Além de ser um fenômeno autônomo, isto é, não pode ser controlado pelo indivíduo, na maioria das vezes, o barulho gerado pelos gases na bolsa de colostomia é de muito baixa intensidade, baixinho mesmo.
Com isso, mesmo que a pessoa esteja em um ambiente silencioso, o ruído não deve chamar a atenção dos outros, o que é ótimo! Pois torna bem menos provável qualquer sensação constrangedora.
No início, quantidade de gases é maior
Por certo, outro detalhe a ser considerado é que durante o início do uso da bolsa, logo após o procedimento de colocação, a tendência é de que haja maior quantidade de gases e, consequentemente, destes barulhos. Por consequência, isso se ajusta com o decorrer do tempo.
No entanto, a primeira impressão pode ser de que os barulhos produzidos pela ostomia serão incessantes, mas isso se altera com o passar do tempo, quando o intestino termina a etapa de adaptação à presença da ostomia, o incômodo diminui.
Saiba como lidar com os barulhos da bolsa de ostomia
Então chegamos então à parte de como lidar com os barulhos. Como já dissemos, muitas vezes eles não serão intensos o suficiente para que outras pessoas ouçam. De qualquer forma, é absolutamente compreensível que a pessoa com ostomia sinta-se incomodada. Seja como for, o ideal é aprender a lidar, para conviver de forma mais tranquila com a situação.
Como amenizar os barulhos na bolsa de ostomia
Neste sentido, algumas técnicas são indicadas para amenizar os barulhos produzidos na bolsa de ostomia. Confira:
- Uso de roupas mais grossas: essa é uma boa tática para diminuir o impacto. Com roupas mais grossas, o som tem maior chance de ser abafado não incomodar ninguém. Além disso, é possível tentar conter os ruídos com a mão, no momento em que perceber que a situação acontecerá.
- Ajuste de dieta: essa é uma medida mais trabalhosa, pois passa por uma mudança na rotina. Com certeza, optar por uma dieta que não tenha alimentos que estimulam os gases (feijão, leite e derivados etc.) é uma boa ideia. De qualquer forma, o ideal é seguir a orientação de um nutricionista.
O segredo é lidar de forma tranquila com os barulhos na bolsa de ostomia
Em outras palavras, os ruídos gerados pelos gases não pode causar constrangimentos, pois é algo natural, como já dissemos.
Essa opção é sempre muito pessoal, mas abrir o jogo e explicar que os barulhos produzidos na bolsa de ostomia são naturais pode ser uma boa ideia. Sem dúvida, os amigos e familiares entenderão a situação. Em outras palavras, lidar tranquilamente com a situação é possível e só fará bem.