Pessoas com uma estomia precisam ter um cuidado especial com o que ingerem. Todo este cuidado tem um único motivo: evitar os gases. Essa é uma situação muito incômoda, apesar de, na maioria dos casos, ser resolvida de forma muito simples.
A incidência de gases é diferente para cada tipo de ostomia. Acontece com alguma frequência nos portadores de colostomias e, mais raramente, nas pessoas com ileostomias. Não é esperado que uma urostomia produza gás. Neste artigo vamos explicar sucintamente porque a bolsa infla e apresentar algumas dicas sobre como lidar com situações como essa.
Como acontece a bolsa inflada?
O problema acontece porque a formação de gás é um fenômeno normal no caminho que as fezes percorrem ao longo dos intestinos, principalmente no intestino grosso. Ou seja, a bolsa infla porque o gás normalmente formado usa a via da ostomia (que serve justamente para isso) para sair!
São diversas as situações associadas com a bolsa que infla: alguns ostomizados criticam a qualidade da bolsa, outros dizem que acontece quando ingerem bebidas com gás. Até mesmo a demora na troca pode ser uma das causas. Ou seja, independente do motivo, o importante é ter o controle da situação. É procurar não se afetar com a situação, seguir normalmente e sempre ter um plano “B”.
Que complicações a bolsa inflada pode causar? A resposta é simples: em geral, nehuma complicação. Usando a bolsa corretamente, com alimentação adequada, os gases não geram complicações para a saúde.
Normalmente a maior dificuldade é no início. Ou seja, até que a alimentação seja adequada completamente, podem ocorrer imprevistos que trazem alguns constrangimentos para o ostomizado. Porém prevenir a formação e acúmulo dos gases é mais simples do que se pensa!
Como evitar os gases
Se os gases forem um desconforto para você, aqui vão algumas dicas para evitá-los:
- Atente-se à validade da bolsa e demais equipamentos;
- A bolsa e a barreira precisam aderir bem ao estoma;
- Além disso, certifique-se de que o filtro está funcionando de forma adequada;
- Evite alimentos formadores de gases, por exemplo: ovos, arroz integral, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha). Outros exemplos são repolho, brócolis, alimentos ricos em frutose (cebola, pêra, alcachofra) ou amido (batata e macarrão);
- Evite também bebidas com gás (por exemplo: refrigerantes, água com gás, cerveja, etc.);
- Use uma calça mais justa ao corpo, no início. Também pode ajudar uma camiseta mais pegada ao corpo. Isso porque a roupa pode contribuir para a sua confiança;
- Alguns chás auxiliam na redução dos gases. Por exemplo, os mais conhecidos são o de erva-doce e o de hortelã – mas existem outros chás que podem ajudar. O site Tua Saúde preparou uma lista de chás para evitar gases intestinais.
- Vale lembrar que a ingestão de líquidos como um todo é muito importante para todo ostomizado.
Lidando com a bolsa inflada de forma natural
Como lidar com os gases de forma natural? Em alguns momentos, a situação da bolsa inflada será inevitável. Ou seja, a melhor forma de lidar com isso será com bom humor.
Se possível, tente converter essa situação, inusitada ou embaraçosa, numa oportunidade. Por exemplo, aproveite para explicar para uma nova pessoa sobre a ostomia. Lembre-se: a informação é a melhor ferramenta contra o preconceito.
Comentários não são permitidos