Salute

Asma: o que é, causas, tratamento e prevenção

A asma brônquica, ou simplesmente asma, é uma doença pulmonar em que as vias aéreas ficam estreitas e inchadas e são bloqueadas pelo excesso de muco. É uma doença crônica, o que significa que não desaparece e precisa de tratamento médico contínuo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a asma afeta mais de 20 milhões de brasileiros atualmente. Estima-se ainda que uma em cada cinco crianças no país tenha a doença.

O que acontece quando você tem uma crise de asma?

Durante a respiração normal, os músculos que envolvem as vias aéreas ficam relaxados, permitindo que o ar se mova com facilidade e em silêncio. Durante um ataque de asma, três coisas acontecem:

  • Broncoespasmo : os músculos ao redor das vias aéreas se contraem e, com isso, suas vias aéreas ficam mais estreitas. O ar então não pode mais fluir livremente através das vias aéreas, agora restritas.
  • Inflamação das vias aéreas : o revestimento das vias aéreas fica inchado, e não permite que o ar entre ou saia de seus pulmões de forma adequada.
  • Produção de muco : Durante o ataque, seu corpo cria mais muco. Este muco espesso obstrui as vias aéreas.

Quando as vias aéreas ficam mais apertadas, a respiração produz um som chamado chiado ou sibilo, que pode ser ouvido quando você expira.

Tipos de asma

A asma é dividida em tipos com base na causa e na gravidade dos sintomas. Os médicos identificam a asma como:

  • Intermitente : este tipo de asma tem períodos de piora e de melhora que se alternam, e normalmente você se sente bem, sem sintoma algum, entre as crises de asma.
  • Persistente : asma persistente significa que você tem sintomas na maior parte do tempo. Os sintomas podem ser leves, moderados ou graves. Os médicos classificam a gravidade da asma com base na frequência dos sintomas e do impacto que eles têm sobre a sua vida, durante uma crise.

Do ponto de vista das causas, a asma pode ser:

  • Alérgica : as alergias de algumas pessoas podem causar um ataque de asma. Substância que despertam essa reação alérgica são chamadas de alérgenos, e incluem coisas como fungos, pólens e pêlos de animais.
  • Asma induzida por exercício : esse tipo é desencadeado pelo exercício e também é chamado de broncoespasmo induzido por exercício.
  • Asma ocupacional : esse tipo de asma ocorre principalmente em pessoas que trabalham com substâncias irritantes.
  • Síndrome de sobreposição asma-DPOC : Esse tipo ocorre quando você tem asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença de gravidade variável, causada pelo fumo. Ambas as doenças dificultam a respiração.

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver asma, em qualquer idade. É mais comum em mulheres do que em homens. E também acomete pessoas negras com mais frequência do que pessoas de outras raças. Pessoas com alergias ou pessoas expostas à fumaça do tabaco têm maior risco de desenvolver asma. Isso inclui o fumo passivo, que é a exposição a outra pessoa que esteja fumando, ou a roupas ou superfícies em locais onde alguém fumou.

Os médicos ainda não sabem por que algumas pessoas têm asma e outras não. Mas certos fatores apresentam um risco maior:

  • Alergias: Ter alergias aumenta o risco de desenvolver asma.
  • Fatores ambientais: as pessoas podem desenvolver asma após exposição a substâncias irritantes das vias aéreas. Essas substâncias incluem alérgenos, toxinas e fumaça.
  • Genética: Se a família tem histórico de asma ou doenças alérgicas, a pessoa tem um risco maior de desenvolver a doença.
  • Infecções respiratórias: certas infecções respiratórias, como o vírus sincicial respiratório (VSR), podem danificar os pulmões em desenvolvimento de crianças pequenas e, assim, aumentar o risco de ter asma.

Gatilhos comuns

Uma crise de asma pode acontecer se a pessoas entrar em contato com substâncias que irritam as vias aéreas. Os médicos chamam essas substâncias de “gatilhos”. Saber o que desencadeia as crises de asma torna mais fácil evitar que elas ocorram.

Para algumas pessoas, um gatilho pode desencadear uma crise imediatamente. Para outras, ou em outros momentos, a crise pode começar horas ou dias depois. Os gatilhos podem ser diferentes para cada pessoa. Alguns gatilhos comuns incluem:

  • Poluição : a poluição do ar inclui fumaça de fábricas, exaustão de carros, fumaça de incêndios etc.
  • Ácaros : são insetos muito pequenos, invisíveis a olho nu, mas que estão em nossas casas. Se você tem alergia a ácaros, isso pode causar um crise de asma.
  • Exercício : Para algumas pessoas, o exercício pode causar uma crise.
  • Mofo : lugares úmidos podem gerar mofo, o que pode causar problemas se você tiver asma.
  • Pragas : Baratas, ratos e outras pragas domésticas podem desencadear crises de asma.
  • Animais de estimação : Seus animais de estimação podem causar crises de asma. Se você for alérgico a pêlos de animais (flocos de pele seca), inalar os pêlos pode irritar suas vias respiratórias.
  • Fumaça de tabaco : Se você ou alguém em sua casa fuma, você corre um risco maior de desenvolver asma. Nunca se deve fumar em locais fechados como o carro ou a casa, e a melhor solução é deixar de fumar.
  • Produtos químicos ou cheiros fortes . Essas coisas podem desencadear crises em algumas pessoas.
  • Certas exposições ocupacionais . Você pode ser exposto a muitas coisas em seu trabalho, incluindo produtos de limpeza, poeira de farinha ou madeira ou outros produtos químicos.

Sinais e sintomas

Pessoas com asma geralmente apresentam um quadro muito típico. Esses sinais e sintomas se assemelham a muitas infecções respiratórias:

  • Aperto no peito, dor ou pressão.
  • Tosse (pior à noite).
  • Falta de ar.
  • Chiado.

Diagnóstico

Para diagnosticar asma, o médico precisa avaliar todo o seu histórico, incluindo seus sintomas, qualquer histórico de alergias e outras doenças pulmonares, além de informações sobre seus pais e irmãos.

Pode ser que ele solicite uma espirometria, que é um exame que mede o fluxo de ar através de seus pulmões e é usado para diagnosticar e monitorar seu progresso com o tratamento. Além disso, o médico pode solicitar uma radiografia de tórax, exames de sangue ou teste cutâneo para alergias.

Tratamento

Existem algumas opções de medicamentos disponíveis para controlar os sintomas da asma. Esses incluem:

  • Broncodilatadores : Esses medicamentos relaxam os músculos ao redor das vias aéreas. Os músculos relaxados permitem que as vias aéreas movam o ar. Eles também permitem que o muco se mova mais facilmente pelas vias aéreas.
  • Medicamentos anti-inflamatórios : Reduzem o inchaço e a produção de muco nas vias aéreas e facilitam a entrada e saída do ar dos pulmões. Seu médico pode prescrevê-los para tomar todos os dias para controlar ou prevenir seus sintomas de asma crônica.
  • Terapias biológicas para asma : são usadas para asma grave quando os sintomas persistem apesar da terapia inalatória adequada.

Os remédios para asma podem ser tomados de várias maneiras diferentes: usando um inalador dosimetrado, nebulizador ou outro tipo de inalador. Ou então, o médico pode prescrever medicamentos orais que você engole.

Além de usar os medicamentos corretamente, você deve acompanhar o seus sintomas de asma. É uma parte importante do controle da doença. Seu médico pode pedir para usar um medidor de pico de fluxo, que mede o quão rápido você pode soprar o ar para fora de seus pulmões. Isso pode ajudar seu provedor a fazer ajustes em sua medicação.

Por fim, você precisará descobrir o que desencadeia uma crise em você. Evitar os gatilhos pode ajudá-lo a evitar novas crises.

Que perspectivas tem uma pessoa com asma?

Se você tem asma, ainda pode levar uma vida muito produtiva, praticar esportes e outras atividades. O médico pode ajudá-lo a gerenciar os sintomas, aprender quais são seus gatilhos e prevenir ou gerenciar as crises.


Comentários não são permitidos